"Toda história tem três lados: o meu, o seu e os fatos." ( Foster Russel)

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Obama é contrário ao reconhecimento do Estado Palestino na ONU


Enquanto a maior parte do planeta se posiciona em defesa dos direitos de um povo Palestino, Obama encabeça campanha sionista pelo retrocesso.

Uma “distração” que não resolveria o problema. Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se referiu à campanha pelo reconhecimento do Estado Palestino na Organização das Nações Unidas (ONU). Em entrevista a jornalistas latinos na Casa Branca, o presidente norte-americano confirmou que seu país se “oporia fortemente” à pretensão palestina.

“Essa questão só será resolvida se israelenses e palestinos chegarem a um acordo”, disse Obama. “O que acontece em Nova Iorque pode chamar muita atenção da imprensa, mas não vai mudar o que está acontecendo lá.” As informações são da agência France Press.

A declaração de Obama – que confirma a antipatia norte-americana à proposta como já vinha sendo dito por assessores do presidente – ocorre logo após a Rússia adiantar que apoiará irrestritamente a proposta de filiação da Palestina às Nações Unidas. A expectativa é que Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina, leve o pleito à Assembleia Geral da ONU no próximo dia 23 de setembro.

Obama, por outro lado, reconheceu que os palestinos têm chances de êxito se levarem à discussão para o voto dos 193 membros da organização – os EUA já ameaçaram vetar a proposta se ela fosse discutida no Conselho de Segurança. “Nós somos apenas um voto na Assembleia Geral. Claramente há vários países prontos a apoiar os palestinos, dependendo da resolução”, afirmou Obama.

O presidente norte-americano também condenou a possibilidade de Israel aplicar retaliações econômicas ou territoriais aos palestinos na Cisjordânia ou em Gaza por conta da campanha na ONU. “Isso só prejudicaria, não ajudaria Israel.”


Via Pragmatismo Político

PELA CRIAÇÃO DO ESTADO PALESTINO JÁ!

Um comentário:

  1. O presidente dos EUA está perdendo uma boa oportunidade de entrar para a História, que pena. Parece que a decadência norte -americana além de econômica é ética.

    ResponderExcluir